24/12/2008

Ainda que falasse a linguagem dos anjos...

1. No meio das árvores enfeitadas e das múltiplas cores que invadem as ruas e as casas das pessoas, no meio de todos os cumprimentos e saudações, dos telefonemas a amigos e familiares esquecidos no passar normal dos dias, no meio de toda a troca de presentes e do cuidado com que se embrulha qualquer coisa, desde uma quente peça de roupa até uma doce caixa de chocolate, eu sei que existe realmente um Natal.

Por baixo de todo o consumismo, de toda a obrigatoriedade por trás desta quadra, de todas as tradições cujas raízes estão perdidas no tempo e que poucos conhecem, por trás de palavras repetidas sem sentimento ou sequer compreensão, “gosto muito de ti, Feliz Natal”, “Que tenhas tudo o que desejes nesta quadra e no próximo ano”, por trás de todos os jantares de colegas que, no dia a dia, não se suportam, por trás de toda a misericórdia existente apenas em breves dias, eu sei que há algo, que há uma energia qualquer que é real, que nos invade a todos, que nos rodeia, que nos embriaga e que nos enche de uma esperança genuína de que algo melhore.

Ler o resto do post...

11/12/2008

A urina perna abaixo

As forças de segurança espanholas têm conseguido, nos últimos tempos, importantes vitórias no que diz respeito ao combate ao terrorismo da ETA. Em menos de um mês, dois chefes de comando foram presos, o que destabiliza e muito o funcionamento da organização.

Mas o que tem realmente piada é a descrição da forma como foi preso Aitzol Iriondo Yarza , um dos líderes da ETA, que, segundo os jornais, urinou de medo quando um polícia lhe apontou uma arma.

Até agora pensava que só nos romances e filmes aconteciam situações que evidenciam tão fortemente a cobardia daqueles que vivem potenciando o terror e a morte, ainda por cima às escondidas.

Mas, afinal não é só na mente dos escritores que eles não passam de reles cobardes que vivem passando por corajosos combatentes por causas, mas que na realidade se urinam pernas abaixo quando são realmente postos olhos nos olhos com os seus opositores.

06/12/2008

Reportagem oficial sobre o lançamento do novo romance

Quem estiver interessado numa reportagem mais pormenorizada sobre o lançamento do livro e sobre o próprio conteúdo do mesmo, pode ler a nota de imprensa oficial no meu MySpace neste link.

Ou ir pela página principal aqui.

Uma noite de sonho








(Fotos - Vítor Neno - NenoPress)

O lançamento do meu novo romance, "Ao teu lado", foi um sucesso. Foi uma noite muito especial, onde me vi rodeado de grandes amigos e de pessoas interessantes, amantes da literatura, da música e das boas conversas.

Atrever-me-ia a dizer que foi uma noite perfeita, se não tivesse eu sido o único que falhei nessa noite. Mas creio que tenho desculpa, pois estava tão emocionado com tudo o que se passava em meu redor, com as vozes do Ricardo Carriço e da Maria Helena Torrado a lerem excertos do meu livro, com as amáveis palavras do editor Assírio Bacelar, da Nova Vega, com a voz portentosa da Deolinda Bernardo, com os sorrisos e os olhos brilhantes dos convidados, e com o delicioso beberete cheio de Licor de Ginja de Óbidos, vinho do Cartaxo, Broas de Mel e Bolo-Rainha que todos tiveram a oportunidade de provar.

Mas a minha falha não foi grave. Apenas não disse tudo o que queria, nem tudo o que me ia na alma. Mas se calhar antes assim. Às vezes há coisas que não são precisas ser ditas.

Lêem-se nos olhos.

Taraio

São as ironias da vida. No mesmo dia em que eu tinha a enorme alegria de ver apresentado publicamente o meu novo romance, o meu amigo Manuel Taraio partia para a outra vida.

Infelizmente não estive com ele, nem ele comigo. E, para dizer a verdade, há já largos meses que não nos encontrávamos. Quando isso acontece, fica-se sempre com a sensação de que muito ficou por dizer e fazer. Mas já não há tempo para nada.

Resta lamentar o sucedido, desejar que exista mesmo uma qualquer justiça divina e algo mais para além desta vida. E recordar o passado.

Como as tardes que passei com ele no seu atelier a vê-lo pintar as suas obras. Como a exposição que ele realizou numa galeria lisboeta, cujo catálogo teve como introdução um texto que o Taraio me pediu para escrever a propósito das caixas de memórias que pintava naquela fase da sua carreira.

Irei publicar esse texto daqui a uns dias aqui no blogue. Não hoje. Para prolongar ainda mais a sua memória que já de si vai ser eterna.

26/11/2008

Vai ser lançado, no próximo dia 4 de Dezembro, pelas 18:30 horas, nas novas instalações da Confluência Associação Cultural, na Fortaleza de Cascais, junto do Clube de Vela, o quarto romance do escritor Luís Costa Pires.

A obra, denominada “Ao teu lado”, é publicada pela editora Nova Vega e sucede aos anteriores romances do autor “A Rainha de Copas”, “Depois da Noite” e “Mandrágora”, e à peça de teatro “A Desconstrução da Alma”, que foi levada ao palco com o nome “Acorda-me”, pela Companhia da Esquina, com encenação do argentino Cláudio Hochman.

Ler o resto do post...

Regresso ao Blogue e à Literatura

Estou de regresso ao blogue após algumas semanas de muito trabalho, onde trabalhei quase sem parar em guiões para um filme e uma série de televisão, bem como uma série de outros projectos.

Estou de regresso também ao mundo da literatura, após terem passado cinco anos desde o meu último livro publicado, uma peça de teatro chamada "A Desconstrução da Alma", e seis anos depois do meu último romance publicado, "Mandrágora".

Já está nas bancas de todo o País o meu novo romance chamado "Ao teu lado", com a chancela da Nova Vega, com quem tive o prazer de assinar um contrato para três livros. Os próximos já estão começados e bem avançados e é com muito que gosto que vejo a dedicação que a equipa da Nova Vega e o seu editor, o Dr. Assírio Bacelar, um homem que muito fez pela cultura deste País, estão a dedicar aos meus trabalhos.

O lançamento oficial vai ter lugar no dia 4 de Dezembro, pelas 18:30 horas, nas novas instalações da Confluência Associação Cultural, na Fortaleza de Cascais, junto ao Clube Naval, com apresentação da obra a cargo da escritora Maria Helena Torrado e do actor Ricardo Carriço.

Estão todos convidados para aparecer.

Depois seguir-se-ão, ainda com datas por agendar, Caldas da Rainha, Nazaré, Leiria, Cartaxo, Porto e Faro.

No próximo post publicarei a nota de imprensa oficial sobre a apresentação do livro, onde se fala um pouco do seu conteúdo.

08/06/2008

Obama, McCain e a fuga para Marte

Hillary Clinton abandonou a campanha e anunciou todo o seu apoio a Barack Obama, depois de, recentemente, terem participado ambos numa reunião privada. Nesta reunião Obama terá certamente prometido um lugar de destaque no próximo governo à ex-primeira-dama americana e esta, vendo a derrota aproximar-se, terá resolvido aceitar.

Esta é uma excelente notícia até porque, em determinados momentos da campanha, cheguei a temer que os americanos dessem um voto de confiança a Hillary. Mas, felizmente, será Obama a defrontar o decrépito republicano John McCain nas eleições para presidente americano e, certamente, sairá vitorioso. McCain não tem nem o carisma nem o vigor para esgrimir argumentos com o jovem, reformador e moralizado Obama. Aliás, basta olhar para um dos últimos discursos de McCain onde fala da necessidade de investir cada vez mais nos projectos espaciais da NASA, para que, daqui a 30 anos, o Homem possa aterrar em Marte.

Não sei se é falta de visão estratégica minha, mas parece-me que, apesar da colonização espacial ser um tema muito interessante, há coisas mais importantes para tratar neste momento, como tentar arranjar alternativas quanto às energias, nomeadamente o petróleo, garantir a segurança das nações, recuperar o degradado estado ambiental do planeta, combater a pobreza e o analfabetismo funcional, entre muitas outras.

Ou será que McCain já desistiu simplesmente do planeta Terra e acha melhor investirmos em formas da população terrestre sair daqui e tentar tudo de novo noutro planeta diferente?

04/06/2008

Livro com dedicatória especial

A minha amizade com o poeta Paulo Ferreira Borges tem uma história curiosa. Conhecemo-nos há coisa de oito anos, numa altura em que eu trabalhava num jornal regional e era responsável pela área cultural da publicação. Na ocasião, o Paulo Ferreira Borges acabava de vencer o Grande Prémio de Revelação em Poesia da Associação Portuguesa de Escritores com o livro "Para tentear a desmesura" (Difel 2002) e eu entrevistei-o. A amizade gerou-se imediatamente, com muitas conversas sobre livros e sobre a vida em geral onde ele, com o seu eterno ar de "misticismo realista" (ele vai rir quando ler isto) me levou também a perceber um pouco mais de poesia.

Acompanhei por isso, com imensa alegria, ainda nesse mesmo ano, a publicação do seu segundo livro, maravilhoso, "A água materna dos poentes" (Hugin 2002), que também foi premiado, desta vez com o Prémio Fernando Pessoa.

Depois, colaborámos num projecto muito interessante. A convite do então vereador da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Jorge Mangorrinha, iniciámos a escrita de uma novela chamada "A Praça dos Artistas", passada na cidade termal, mas numa praça imaginária, onde os personagens representam figuras tipo da história caldense. A novela foi publicada em capítulos num boletim cultural da autarquia, com cada um de nós a escrever um capítulo intercaladamente e sem falarmos um com o outro sobre o assunto para a surpresa sobre o enredo ser absoluta.

Ler o resto do post...

Dois prémios de teatro

Fiquei orgulhoso ao tomar conhecimento do grande feito do meu caríssimo amigo Bruno Schiappa, actor, encenador e dramaturgo (e tenho que acrescentar apreciador de Monty Python e outras comédias brilhantes, o que nos anima sempre nos jantares em que convivemos).

Acontece que o Bruno ganhou dois galardões na atribuição dos prémios do público do Guia do Teatro 2007. Numa cerimónia apresentada por Vítor de Sousa e Cátia Garcia, Bruno Schiappa venceu os prémios das categorias de Melhor actor num Papel Secundário e Melhor Espectáculo Solo, pela sua participação nas peças "Presos no Gelo" e "Imortal".

O Bruno Schiappa está por isso de parabéns e espero ansiosamente por poder vê-lo em novos projectos. Para já, aconselho todos os leitores do blog a não perderem os espectáculos da autoria deste homens dos sete ofícios, que também dá aulas no Chapitô e que tem uma mente criativa prodigiosa e provocadora.

Mas, como o Bruno não foi o único premiado nesta cerimónia, deixo aqui a lista completa dos galardões atribuídos, lista essa retirada do Notícias da Manhã:

Ler o resto do post...

25/05/2008

Encontro com Nuno Júdice

Participei num encontro organizado por alunos do Colégio Rainha Dona Leonor, nas Caldas da Rainha, para o qual foi convidado Nuno Júdice. Já tinha tido a oportunidade de estar com ele em Leiria, durante o II Encontro de Escritores da Língua Portuguesa, embora colocados em debates diferentes. Desta vez, coube-me a sorte de o apresentar e conduzir uma pequena entrevista, com a ajuda do meu amigo Rui Calisto, perante os olhares atentos dos alunos.

Ler o resto do post...

24/05/2008

A Rosacruz e Portugal

No dia 17 de Maio desloquei-me até ao Bombarral onde, numa nova livraria chamada "Caneta Azul", cumpri a minha missão de apresentar o livro "A Rosacruz e Portugal", do meu caro amigo Delmar Domingos de Carvalho, autor de inúmeras obras de investigação e ensaios. Esta foi a segunda apresentação do livro, que foi lançado oficialmente numa outra cerimónia a que também assisti e que teve lugar no Convento de Cristo, local bastante focado no próprio livro pela sua temática templária.

Não sou, de facto, um estudioso profundo do tema Rosacruz, mas as minhas leituras em áreas que o tocam, como o estudo das religiões, do esoterismo, da história, do templarismo, etc, levaram o Delmar a fazer-me este convite que muito me honrou, até porque foi já a segunda vez que apresentei um livro seu, depois de "A Flor da Esperança" (Hugin Editores), há uns valentes anos atrás.

Ler o resto do post...

22/05/2008

Coisas de que gosto (II)

Em quem pensar, agora, senão em ti? Tu , que
me esvaziaste de coisas incertas, e trouxeste a
manhã da minha noite. É verdade que te podia
dizer: « Como é mais fácil deixar que as coisas
não mudem, sermos o que sempre fomos, mudarmos
apenas dentro de nós próprios?» Mas ensinaste-me
a sermos dois; e a ser contigo aquilo que sou,
até sermos um apenas no amor que nos une,
contra a solidão que nos divide. Mas é isto o amor;
ver-te mesmo quando te não vejo, ouvir a tua
voz que abre as fontes de todos os rios, mesmo
esse que mal corria quando por ele passámos,
subindo a margem em que descobri o sentido
de irmos contra o tempo, para ganhar o tempo
que o tempo nos rouba. Como gosto, meu amor,
de chegar antes de ti para te ver chegar: com
a surpresa dos teus cabelos, e o teu rosto de água
fresca que eu bebo, com esta sede que não passa. Tu:
a primavera luminosa da minha expectativa,
a mais certa certeza de que gosto de ti, como
gostas de mim, até ao fim do mundo que me deste.

Nuno Júdice
Pedro, lembrando Inês

21/05/2008

Um mês sem internet

Uma mudança de casa levou-me a ficar sem internet durante quase trinta dias. Os senhores do MEO garantiram-me que instalavam o sistema em menos de dez, mas parece que as adesões têm sido muitas e a coisa atrasou-se. Ou então foi o Ricardo Araújo Pereira que não quis largar o comando...

De qualquer forma, o serviço é fantástico. Acho que é a primeira vez que encontro um produto cujas qualidades ultrapassam a publicidade que se faz na televisão.

E agora, depois das mudanças e com tudo instalado, o regresso ao ritmo normal e aos posts.

20/05/2008

WOK no novo Centro Cultural

Foi inaugurado, no dia 15 de Maio, na minha cidade de Caldas da Rainha, o Centro Cultural e de Congressos. Trata-se de uma mega infraestrutura cultural constituída por um grande auditório com 660 lugares, um pequeno com 100, uma excelente sala de exposições, um café concerto e um espaço envolvente muito agradável. É uma estrutura que já fazia muita falta à cidade das Caldas da Rainha, nos últimos anos injustamente apelidada de "Cidade da Cultura". Agora poderá voltar a ter direito a esse título, pois este grande Centro Cultural está ao nível de qualquer sala de espectáculos de Lisboa ou Porto.

Depois da inauguração oficial e dos discursos, com a presença do Senhor Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, assisti ao concerto de inauguração, com António Pinho Vargas a brindar os presentes, engravatados e sorridentes, com um belíssimo momento ao piano.

Mas foi à noite que me encantei verdadeiramente, ao assistir ao espectáculo de percussão "Wok - Ritmo Avassalador", dos Tocarufar. Trata-se de um espectáculo na verdadeira acepção da palavra. Com os seus trajes tribais e maquilhagem de pasmar, os incríveis intérpretes dançam e criam música com tambores e os seus próprios corpos, contando uma história curiosa e cheia de humor, intensidade e interacção com o público, que sai da sala a saber tocar parte de um dos temas do espectáculo.

Um espectáculo a não perder.

22/04/2008

De mal a pior

Manuela Ferreira Leite, a arrogante e desagradável ex-Ministra das Finanças, é a nova candidata à liderança do PSD. Irá, provavelmente, ganhar as eleições internas do partido, uma vez que Menezes já gastou todo o pouco combustível que o permitiu chegar ao topo do partido, e que é uma das históricas da organização, com o apoio dos barões silenciosos que não avançam, mas minam tudo em redor.

De qualquer forma, é impressão minha, ou o PSD vai de mal a pior? Depois do populista e inconsequente Menezes, a liderança do partido passa para uma das figuras mais antipáticas e mal amadas da história moderna de Portugal?

Mas é claro que há a sempre a hipótese de se ver ressuscitar o velho trauma português do tempo da "Velha Senhora" e que Portugal prefira outra vez um líder austero, cinzento, antipático e sem ideias de modernidade. É um perigo real: nunca se sabe quando um trauma regressa à superfície.

A nova "Ler"

Francisco José Viegas, jornalista e escritor que muito estimo, vencedor recente do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, é o novo director da revista "Ler", que irá sofrer algumas alterações significativas. . Segundo Francisco José Viegas, a revista vai passar a ser uma revista de livros e não de literatura, abarcando todas as áreas da edição, desde a literatura, claro está, aos livros de viagem, fotografia, gastronomia, etc, enfim, abarcando toda uma área de edição que necessita urgentemente de ganhar popularidade junto dos portugueses.

Ler o resto do post...

Matem, mas não admitam

Segundo notícia do Diário de Notícias, um homem que já desempenhou funções públicas na autarquia de Coimbra alvejou sem qualquer razão aparente um cliente que estava com um grupo de amigos numa marisqueira na cidade dos estudantes. A consternação pela situação é óbvia, não se consegue perceber o que terá passado pela cabeça do agressor que já antes tinha provocado alguma confusão no mesmo estabelecimento por se encontrar "alterado".

Mas o mais caricato vem a seguir: a polícia, em vez de deter o indíviduo, que está nitidamente perturbado, apenas ficou com a sua identificação e vai "investigar". Acontece que o homem afirmou que não tinha intenção de matar ninguém e isso, aparentemente, é razão para não ser levado preso.

Ou seja, compreendo finalmente o grande crime de todos aqueles que atentam contra a dignididade e vida humana. O problema não é disparar as armas. O problema é admitir que se é um canalha.

Explica muita coisa deste país, sem dúvida.

04/03/2008

Gorilas vermelhos e verdes

Ontem a minha mãe fez anos e fui ver o Sporting - Benfica com ela. No intervalo daquele jogo de grande qualidade, ela mudou a televisão para um canal onde dava um documentário sobre gorilas, a forma como se afeiçoam aos humanos e as coisas que aprendem a fazer, como brincar, comer à mesa, dormir numa cama, tapados com um cobertor, etc.

Passados os dez minutos do intervalo, voltámos a mudar para o futebol. Confesso que, quando o apito final soou, continuava mais impressionado com o que vi dos gorilas.

Coisas de que gosto (I)

nunca escrevi
sou
apenas um tradutor de silêncios.

a vida
tatuou-me nos olhos
janelas
em que me transcrevo e apago

sou
um soldado
que se apaixona
pelo inimigo que vai matar.

(Mia Couto)

03/03/2008

Os Óscares e os filmes

Ainda não coloquei nenhum post a comentar os resultados da cerimónia de atribuição dos òscares deste ano, mas a razão é simples: antes de tecer qualquer comentário, quero assistir aos principais filmes que estiveram em contenda na cerimónia e, enquanto se espera que todos cheguem aos cinemas portugueses, só agora tive acesso aos DVDs com os mesmos.

O que mais curiosidade me levanta é, claro está, "Este País não é Para Velhos" (No Country To Old Men), dos irmãos Cohen, não só por ter sido o grande vencedor da noite, mas, principalmente, pela interpretação do "nuestro hermano" Javier Barden, o primeiro espanhol a ganhar um oscar da Academia.

Ler o resto do post...

Um raro Dali

Há noites em que me perco completamente no Youtube. Começo a ver um pequeno vídeo e, depois, saltando de tema em tema, reparo com espanto que as horas passaram rapidamente e que vi e ouvi grandes momentos históricos ou culturais, revisitei momentos inesquecíveis e revi cenas espantosas com uma facilidade que, até há poucos anos, era impensável.

Numa destas minhas maratonas descobri este vídeo onde Salvador Dali é o convidado de um popular concurso americano, "What's my line", apresentado pelo inesquecível John Daly, onde os concorrentes têm que, através das perguntas que fazem a um convidado surpresa, descobrir quem a sua identidade. No caso, o convidado surpresa era nada mais nada menos do que Salvador Dali!

Escusado será dizer que é imperdível ver este grande génio da humanidade participar num momento tão descontraído como um concurso de televisão, ainda por cima num contexto com alguma piada, já que ele praticamente responde que sim a tudo, demonstrando a sua vontade de ser o mais multifacetado possível. Um grande momento em redor de Dali, o génio do surrealismo e da pintura "hiper-realista metafísica", como ele próprio a definiu. O tal homem que, nas suas últimas palavras em público referiu que "um génio não deveria nunca morrer, pois tem nas suas mãos a missão de melhorar a humanidade".

A sondagem sobre cinema

Acabou o tempo estabelecido para mais uma sondagem aqui no "Depois da Noite". Obrigado a todos os que participaram e responderam à pergunta "Acha que o cinema português algum dia conseguirá a adesão do público nacional?"

Trinta e seis por cento dos votantes é optimista e acredita que, um dia, o cinema português conseguirá um lugar de destaque e fará as pazes com o grande público, levando com regularidade um número de espectadores ao cinema que faça com que esta arte seja auto-sustentável e independente de subsídios.

Ler o resto do post...

21/02/2008

"Abril"


Como disse no post anterior, este ano tem sido muito bonzinho e tem trazido até mim projectos bem interessantes. Um deles foi-me proposto pelo Bruno Simões, realizador e designer multimédia que, depois de ter feito algumas curtas de animação (ver o site dele aqui), tem estado nestes últimos anos em Londres, onde tem trabalhado na área dos efeitos especiais de filmes como "Harry Potter", "Crónicas de Narnia" e "Fred Claus". A ideia dele era fazer um filme de animação que contasse o 25 de Abril de uma forma completamente diferente: pelos olhos de uma criança.

Ler o resto do post...

Clepsidra, Tempo e Templários

Este ano de 2008 tem sido uma boa surpresa em termos de novos projectos e propostas. E uma delas, precisamente uma das mais interessantes, aconteceu numa área em que, normalmente, não sou um "habitué", mais precisamente a música.

Convidaram-me o Bruno Oliveira e o Jorge Van Zeller para participar num interessante projecto de música clássica e dança sobre a temática do tempo, da clepsidra e dos Templários. Brevemente poderei divulgar mais informações sobre este projecto, mas por agora sou autorizado apenas a colocar aqui o link para o texto introdutório do mesmo, escrito por mim, que está no blog http://clepsydra2008.blogspot.com.

Espero que fiquem, pelo menos, curiosos sobre o projecto.

16/02/2008

Finalmente um gestor português

Lembro-me de ter lido, há alguns meses atrás, na "Visão", uma extensão entrevista a Henrique Granadeiro, actual responsável máximo pela Portugal Telecom. E lembro-me por uma razão muito simples: o seu discurso era directo, incisivo e mostrava ideias. Não se trata de um mero gestor, trata-se de um homem de visão. E, hoje, ao ler um jornal matutino tive mais uma confirmação da pertinência deste feeling.

Acontece que, pelo terceiro ano consecutivo, os salários da Portugal Telecom vão ser congelados, tendo em vista a contenção de custos excessivos. Mas, ao contrário do que acontece na maior parte das empresas, os congelamentos não acontecerão aos mais necessitados. Acontecerão sim nos ordenados nos executivos de topo, dos quadros, ou seja, de todos aqueles que auferem mais de dois mil euros por mês.

Ler o resto do post...

15/02/2008

Também no MySpace

Pronto. Apesar de ser mais útil para músicos e artistas plásticos, onde os seus trabalhos podem ser mostrados com mais facilidade, resolvi aderir também ao MySpace. Lá podem ser encontradas informações sobre a minha carreira literária, os meus livros, prémios, projectos e algumas fotografias tiradas por mim em reportagens e eventos de moda e música.

Visitem em www.myspace.com/luiscostapires

O fim da música no ensino

Chegou ao meu endereço de correio electrónico uma petição que vai alterar o que é hábito na minha postura perante este tipo de mensagens. Normalmente não ligo nenhuma a petições e correntes que são enviadas de pessoa para pessoa. A razão principal é que normalmente vejo sempre esses movimentos com alguma desconfiança no que diz respeito à sua veracidade (no caso das correntes, prefiro arriscar nunca mais ter nenhum amor na vida e ter sete anos de azar, como a maior parte delas ameaça caso não se reencaminhe, do que chatear os meus amigos com coisas idiotas).

Ler o resto do post...

Primeira sondagem e Blog

O "widget" que instalei no "Depois da Noite" que permite proceder a sondagens, indica-me que a última "enquete" (como dizem os brasileiros) já terminou. Quero antes de mais agradecer aos que votaram na sondagem, mesmo sendo uma sondagem fora de prazo (o aeroporto já tinha sido decidido há vários dias) pois ajudou-me a testar o funcionamento da "maquineta". Por isso, por ter sido uma sondagem fora do tempo, não faz muito sentido comentar os resultados, a não ser para dizer que existe realmente uma grande diversidade de opiniões sobre qual teria sido a melhor localização do novo aeroporto, com nenhuma das opções a ser claramente vitoriosa.

Ler o resto do post...

12/02/2008

A arte de bem escrever crónicas

A arte de escrever crónicas e artigos de opinião é uma arte difícil que, admito, nem sempre consigo levar a bom porto. Principalmente porque uma das coisas mais importantes nesta arte é a necessidade de condensar em poucas linhas uma opinião inteira ou fazer ver um todo por intermédio de pequenas descrições ou de aforismos. Por vezes existe a tendência de alongar os textos para tentar explicar uma situação, noutras um pouco menos de clareza no que se quer dizer. É uma arte difícil, mas que alguns profissionais dominam com uma mestria que me deixa boquiaberto.

Ler o resto do post...

11/02/2008

Horrível e Irónico

Horrível e irónico o ataque a Ramos Horta. Irónico porque aconteceu na rua a que ele próprio batizou de "Boulevard John Kennedy". Horrível porque vem comprometer o crescimento pacífico da mais jovem democracia que nasceu após massacres e sangue.

Parece afinal que o povo de Timor ainda não se livrou da guerra civil e dos banhos de sangue, o que vem provar de uma vez por todas que, por trás daquilo que vem a público, há sempre muitas coisas a acontecer.

Vamos ver agora como vai reagir a comunidade internacional e, claro, os próprios timorenses.

Ler o resto do post...

Uma nova esperança

Confesso que andava já um pouco desanimado com os resultados da corrida dos candidatos democratas nos Estados Unidos. Não percebo como é possível que, ainda hoje, se continue a votar em pessoas como Hilary Clinton, que representam "mais do mesmo" e a continuação das mesmas influências de sempre, dos mesmos lobbies e interesses, ainda que, mesmo assim, tê-la na Casa Branca seja um mal menor, comparado com o emplastro que a ocupa neste momento.

Ler o resto do post...

04/02/2008

Entrevista sobre a saída da Ministra

Telefonaram-me do Região de Leiria a perguntar o que pensava da substituição da Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, por António Pinto Ribeiro. Por acaso tinha sabido da notícia há pouco tempo e ainda não tinha pensado bem no caso.

Mas de qualquer maneira, também não havia muito que dizer. Na verdade, não aconteceu nada de especial nos ultimos dois anos no Ministério da Cultura, uma das áreas menos activas do Governo de Sócrates, mais preocupado com o défice e com a ASAE. Os velhos problemas com que se debatem os artistas e os produtores culturais continuam, assim como o enorme afastamento entre o público e a arte produzida em Portugal.

Ler o resto do post...

Balanço do Encontro de Escritores - A polémica

O post já vem atrasado, mas mais vale tarde do que nunca. Como tinha anunciado há algumas semanas atrás, fui convidado para participar no II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria, que teve lugar na semana passada, e onde Manuel Alegre recebeu uma justa homenagem.

Foram dois dias muito interessantes, com vários paineis com bons elementos e discussões de ideias, onde participaram autores que muito admiro, entre os quais Nuno Júdice, José Jorge Letria, Vasco Graça Moura, Ruy Duarte de Carvalho, Ana Maria Magalhães, Olinda Beja, Carlos Pinto Coelho, António Torrado, entre outros. A mim, coube a tarefa de participar no debate "Na vanguarda da escrita: a Ciberliteratura", onde tive a companhia do moderador Pedro Barbosa e dos escritores Paulo Kellerman e Marta Gautier.

Ler o resto do post...

Remodelação do Blogue

Como os visitantes habituais do "Depois da Noite" podem perceber, o blogue sofreu uma remodelação profunda. Além do novo aspecto gráfico, existem novas funcionalidades, como sondagens, ainda em testes (o que justifica a pergunta actual, já um pouco fora de tempo), um motor de busca e aquela que é, para mim, a maior novidade, que é o facto de cada post ser apresentado na página inicial apenas em resumo. Assim, cada leitor que se interesse pelo tema pode ir ler o post em questão e, seja qual for o tamanho do mesmo, ele não interferirá na apresentação da página principal do blog.

Espero que gostem destas novas alterações que, espero, melhorem a qualidade geral do blog.

23/01/2008

Lição a aprender

A Greve dos Argumentistas, que dura há mais de dois meses, continua. Todos os talk shows, séries e programas sofrem as suas consequências. Os Globos de Ouro viram o seu espectáculo glamoroso reduzido a uma conferência de imprensa. E, se nada mudar, pelo mesmo caminho vão os Óscares da Academia.

Os membros dos vários sindicatos portugueses têm muito a aprender com tudo isto. Talvez, se forem sérios, comecem a perceber a diferença entre greves e protestos inconsequentes e que acontecem por dá cá aquela palha, a manifestações poderosas e capazes de alterar o rumo das coisas. O Writer's Guild, porque não se preocupa em andar sempre a fazer oposição aos governos para promoção dos seus líderes, é uma organização poderosa e estruturada, capaz de contar com a solidariedade total dos seus membros e de ter força económica suficiente para ir aguentando uma situação difícil.

Aprendam. Não é assim tão difícil. Basta um pouco mais de seriedade, menos pontes, menos fins de semana prolongados de greve e menos preguiça para o trabalho.

Só Deus gosta de sangue

Li com preocupação uma notícia no Diário de Notícias, onde se dava conta dos mais recentes ataques feitos pelos grupos de pressão ao "candidato a candidato" democrata Barrack Obama, nos Estados Unidos.

Ler o resto do post...

20/01/2008

Um novo grupo de amigos

Não sei bem o que pensar da nova Lei do Tabaco. Por um lado, concordo, claro, com o princípio de que, quem não fuma, não tem obrigação de ingerir o fumo que há nos recintos públicos. Por outro, farto-me de rir com a incoerência da lei, com a forma como ela está mal estruturada, com as confusões que levanta nos vários estabelecimentos e com a forma como alguns tentam "contorná-la".

Ler o resto do post...

Um dia importante para o mundo

Terça-feira, dia 5 de Fevereiro, vai ser um dia importante para o mundo, mesmo que a maior parte das pessoas nem sequer ligue aos seus acontecimentos. No entanto acredito que a eleição para a presidência dos Estados Unidos, que já começou com as eleições para os candidatos dos dois maiores partidos, é um momento de viragem do mundo.


Ler o resto do post...

17/01/2008

Voando sobre o fado

Já aqui falei algumas vezes da minha amiga Deolinda Bernardo, ou Deo, como a partir de agora vai ser conhecida dos amantes da música.

Depois de alguns projectos, entre os quais destaco a participação no disco "Fado virado a nascente", do Rão Kiao, a Deo está agora a lançar o seu primeiro CD a solo, chamado "Voando sobre o fado", com vários temas dos Madredeus interpretados por ela, em formato de fado.O próprio Pedro Ayres de Magalhães ouviu os temas e aprovou, o que demonstra já a qualidade do trabalho.

Ler o resto do post...

03/01/2008

Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

Tive a honra de ser convidado pelo Instituto Politécnico de Leiria para participar no II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa que esta entidade vai organizar nos dias 24 e 25 de Janeiro, onde faço parte de um painel onde estão também alguns dos nomes grandes da literatura da nossa língua, de todos os países de expressão portuguesa.

Ler o resto do post...

Ano novo

Pronto. Depois de uma gripe teimosa e dos habituais festejos de Natal e Ano Novo, está outra vez na altura de actualizar o blogue.

Desejo, como é óbvio, tudo de bom para os seus visitantes. Que em 2008 tenham coragem, força e lucidez. Porque, de facto, é apenas isso que é necessário. Com esses ingredientes, tudo o resto aparece.