11/02/2008

Uma nova esperança

Confesso que andava já um pouco desanimado com os resultados da corrida dos candidatos democratas nos Estados Unidos. Não percebo como é possível que, ainda hoje, se continue a votar em pessoas como Hilary Clinton, que representam "mais do mesmo" e a continuação das mesmas influências de sempre, dos mesmos lobbies e interesses, ainda que, mesmo assim, tê-la na Casa Branca seja um mal menor, comparado com o emplastro que a ocupa neste momento.


Mas agora uma boa notícia devolveu-me alguma confiança. Obama ganhou em três Estados, Nebraska, Washington e Louisiana, por larga margem, ficando praticamente em igualdade de circunstâncias perante a sua adversária.

Assim que os mais de 3000 delegados do Partido estiverem escolhidos, o que, a ver pelo andar da carruagem, vai levar a uma igualdade entre Obama e Clinton, resta saber como vão votar os SuperDelegados. Pode parecer complicado, já que o sistema eleitoral americano é muito diferente do nosso, mas, mesmo assim, parece-me mais democrático do que o nosso e, principalmente, mais interventivo e interactivo com a população, afinal de contas a verdadeira razão de uma eleição.

E, já agora, uma breve explicação para quem não está familiarizado com o processo: enquanto que, em Portugal, o partido simplesmente elege internamente os seus candidatos a Primeiro-Ministro, nos EUA, essa eleição é feita pelas pessoas que apoiam os partidos. São apresentados vários "candidatos a candidatos" e os membros dos partidos vão a votos. Em cada Estado, conforme a sua representatividade, recebem o apoio de um certo número de delegados.

No dia da eleição final do candidato oficial do partido, efectua-se a votação por todos os delegados eleitos, à qual se juntam os votos dos SuperDelegados, que são nada mais nada menos do que figuras históricas do partido, como ex-presidentes, ex-governadores, ex-senadores, etc. Estes terão sempre direito a voto, independentemente do candidato que apoiem.

No entanto, os SuperDelegados só ganham uma importância maior se a diferença entre os candidatos for pequena, pois correspondem a cerca de 20 por cento do total de delegados votantes. No caso dos Democratas, num total de 4049 delegados (são precisos 2025 votos dos delegados para a vitória) a participarem na convenção final, apenas 796 são SuperDelegados.

Barrack Obama tem neste momento 986 delegados eleitos, enquanto Clinton tem 924. A vantagem da ex-primeira dama reside no entanto precisamente nos SuperDelegados e, claro, mais pelo percurso e influências do seu marido em Washington do que pelo seu próprio, apesar de ter sido também já Senadora pelo Estado de Nova Iorque.

Depois de escolhido o candidato de cada partido (Democrático e Republicano), terá então lugar a corrida à Casa Branca. No lado dos democratas o meu interesse é grande, como já perceberam. No lado dos republicanos nem por isso. Primeiro porque McCain já é um vencedor antecipado. Segundo, porque o que mais espero deste ano de 2008 é que Bush desapareça e leve com ele os seus pares.

Sem comentários: