27/11/2003

Os piores anúncios de sempre

Muitas pessoas queixam-se do tamanho dos intervalos nas televisões portuguesas. Eu apenas me queixo deles quando acontecem no meio de filmes ou de boas séries (cada vez mais raras). Porque, de resto, a publicidade costuma ser mais interessante do que os próprios programas. E Portugal, nesse campo, tem uma boa tradição, com anúncios com piada.
Mas, em conversa com o meu amigo Victor Silva e Sousa, cheguei à conclusão de que os novos anúncios da Sumol são os mais estúpidos e mal feitos de sempre. Alguém me explica o interesse daquele comercial idiota, onde um rapaz com cara de parvo assiste a uma rapariga de trancinhas a beber o referido sumo, sem lhe ligar patavina, fazendo depois um gesto de quem está a disparar duas pistolas imaginárias, enquanto faz uma nova cara ainda mais parva que a anterior?
E dizem que quem bebe sumol é um sumólico? O que é um sumólico? Ser alcoólico eu sei que é mau, agora será que é mesma coisa? Mas, nesse caso, é importante perguntar: o que faz um sumólico quando não bebe sumol? Arruma carros para ter dinheiro para o sumo?
Não sei se sentem o mesmo que eu, mas este anúncio veio dificultar-me a vida. Eu gostava de sumol. E de vez em quando bebia um. Agora não sou capaz. Sinto que, se chegar a um café e pedir um sumol de ananás, por exemplo, a rapariga que me atende vai olhar para mim e pensar “oh não, ele é um daqueles”.
Mas estes novos anúncios também terão as suas vantagens, certamente. Se quisermos impressionar uma psicóloga, basta pedir um sumol. Inevitavelmente, ela vai olhar para nós, com aquele ar interessado e estudioso, molhar os lábios, cruzar as pernas e sussurrar: “Conta-me tudo. Desde quando te começaste a sentir inadaptado em relação ao mundo?”

Sem comentários: