05/11/2003

Chacina de cães

Acabei de chegar do Canil de Torres Vedras, onde é preparada uma chacina. A Câmara Municipal do concelho de Torres optou por mandar exterminar cerca de duzentos cães por excesso de lotação do canil. Ao que parece, sem conhecimento público, tal matança já vem sendo hábito naquelas instalações há alguns anos.
É uma situação muito triste e revoltante, mas não quero estender-me muito sobre o assunto porque daqui a umas horas irão ver notícias sobre o tema na SIC e na TVI, presentes no local.
Mas, mais revoltante ainda, para mim, é saber que quase todos os leitores deste post vão ficar indignados. Mas será muito menor o número dos que, realmente, irão fazer algo para mudar o que está mal, que passa pela sensibilização, por tratar bem os animais, por perceber o valor do planeta em que vivemos.
E o problema não se sente só neste caso. Sente-se em quase todas as áreas. Já falei um pouco disso no post anterior. Todos nos indignamos com muita coisa. Mas somos poucos os que levamos essa indignação adiante. É caso para dizer que é verdade que todos temos o direito à indignação. Mas deviamos ter também o dever de lutar para que as coisas melhorassem.

Sem comentários: