11/11/2003

O Pipi e o bom gosto

Tenho lido na Bomba Inteligente a forma como é defendido o projecto e a qualidade literária de O meu pipi (blogue e livro). Tenho pena apenas que, neste caso, não consiga perceber se é ali defendida realmente apenas a qualidade ou também o lado comercial da obra.
Mas adiante. Quanto ao livro, não o li, não posso comentar, embora saiba que não se afasta quase nada do género do que é escrito no blogue. Quanto ao espaço virtual, acho-lhe realmente piada. Os textos, apesar da temática e da óbvia perversidade, são escritos de uma forma deliciosa, com um sentido de humor e originalidade de arrasar e com requintes fantásticos. No entanto, espero que o misterioso autor não se deixe deslumbrar. É que é fácil descambar de uma situação em que está em cima da lâmina da navalha para o demasiado mau gosto. E, apesar de saber que, quer o autor, quer a sua defensiva editora, estão-se a borrifar para a minha opinião, parece-me que este último post já ultrapassa os limites.
Reparem neste excerto: "Gente enlutada é gente carente de consolo. Há sempre a hipótese de sacar uma viúva ou uma órfã. Tenho arrefinfado boas berlaitadas de pêsames em pito viúvo que, pese embora a sua viuvez, sabe proporcionar festa rija, mesmo que se apresente no leito com um fumo preto numa das bordas. Além disso, lágrimas de pesar dão sempre bom lubrificante."
Não sou conservador e sei rir de uma boa piada, mesmo que ordinária. Mas... não vos parece que isto já ultrapassa um pouco os limites do bom gosto?

Sem comentários: