A leitora Beluska pergunta "num pais onde se maltratam crianças e os "velhos"sao "esquecidos" nos hospitais... Porque carga de àgua e que se haviam de preocupar com os animais????".
Cuidar de animais é uma questão de saúde pública. Não estamos aqui apenas a falar de ser bonzinhos para os animais. É uma questão de impedir doenças e dejectos. E também de educar as populações futuras. Dizem os psicólogos e acredito ser verdade, que uma das melhores formas de incutir responsabilidade e civismo nos mais novos é oferecer-lhes um animal para que cuidem dele. Assim aprenderão a ter que seguir regras e a cuidar de algo, ganhando desde logo noção de uma série de coisas da vida.
Assim é também com a sociedade. Enquanto a sociedade não for capaz de cuidar dos animais abandonados (que, idealmente, seriam poucos), que requerem pouco mais que uma construção barata, comida e alguém que os vigie e cuide, dificilmente terá condições para ser sensibilizada para cuidar das crianças e dos idosos, que requerem muitos mais cuidados.
Mas aproveito para "imitar" o que já foi dito aqui e pergunto: porque é que tanta gente se indigna com as crianças abandonadas e com os idosos que vivem sozinhos, mas ninguém faz nada? É tão fácil fazer voluntariado e ajudar. Se quiserem, tenho uns contactos e uns lugares vagos em várias associações com que lido. Se não tiverem dinheiro para doar, ajudem com poucas horas semanais de voluntariado.
Era um bom início, não era?
19/11/2003
Ainda sobre o post Chacina de Cães IV
Publicada por Luís Costa Pires à(s) 10:57
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário