21/02/2008

"Abril"


Como disse no post anterior, este ano tem sido muito bonzinho e tem trazido até mim projectos bem interessantes. Um deles foi-me proposto pelo Bruno Simões, realizador e designer multimédia que, depois de ter feito algumas curtas de animação (ver o site dele aqui), tem estado nestes últimos anos em Londres, onde tem trabalhado na área dos efeitos especiais de filmes como "Harry Potter", "Crónicas de Narnia" e "Fred Claus". A ideia dele era fazer um filme de animação que contasse o 25 de Abril de uma forma completamente diferente: pelos olhos de uma criança.

O convite foi, obviamente, prontamente aceite. Moralizado e cheio de ideias depois da conversa inicial, o argumento foi escrito em menos de um mês. Agora, o guião já está corrigido, revisto e pronto. Segue-se a produção, processo moroso e difícil, com os frames a serem construídos do zero, um a um, o movimento dos personagens, a dobragem das vozes, enfim, todo um fascinante processo que espero ter a oportunidade de narrar à medida que forem acontecendo.

Para tomarem nota, o projecto chama-se simplesmente "Abril" e é, parece-me, embora seja suspeito, uma história comovente, que mistura a inocência típica das crianças com a força e a magia de uma época que mudou o nosso País.

2 comentários:

Higino disse...

Oh Luís a vaidade é um grande defeito, mas não terei bem a certeza de que o excesso de modéstia não será equivalente! 1 abraço

Margarida disse...

huumm...se precisarem de vozes,ca estou com os meus conhecimentos radiofonicos para ajudar ;)