08/10/2007

Eterno Woody


Acabei de ver "Scoop", um dos últimos filmes de Woody Allen, desta vez rodado em Londres, e que conta com a minha adorada Scarlett Johanson e o Hugh Jackman, de quem também gosto muito. Não sendo uma obra prima, é um filme divertido que conta a história de uma estudante de jornalismo que recebe a informação de um jornalista famoso recém falecido sobre uma notícia que seria capa de qualquer jornal. Bem ao jeito das comédias do mestre, a estudante vai então, com a ajuda do seu recém amigo e inenarrável "mágico de circo" Splendinni (Woody Allen) tentar investigar o dito caso.

Não sei, digam o que disserem os críticos, que o Woody Allen já não é a mesma coisa, que está longe da forma de "Manhattan" ou de "Hanna e suas Irmãs", que está acabado, não quero saber. Hei-de sempre achar piada ao seu jeito atrapalhado, à forma como enrola as situações, ao humor cortante e subtil que está contido nas frases que derrama nos momentos de atrapalhação. Quase que diria que, quando vejo um filme dele, é por esses momentos que eu espero. O resto, o enredo logo se vê.

Um exemplo é outro filme dele, "A Maldição do Escorpião de Jade" que, não tendo a profundidade dos mais antigos, delicia-me completamente com o seu sentido de humor despretencioso e improvável.

No caso, em "Scoop", também gostei de ver a Scarlett… bom, mas isso não é novidade. Já agora, alguém tem o número de telemóvel dela?

2 comentários:

aLqUimISta disse...

Entre o Match Point e o Scoop, penso que o primeiro é bastante melhor...

O Scoop é uma comédia razoável. Já, o Match Point, apesar de não ter tanto humor como outros, penso que é um filme genial, pela história, pelo suspense, pelas metáforas que Woody Allen emprega... Muito bom...

Se gostou de ver a Scarlett no Scoop, e se ainda não viu o Match Point. Não sabe o que perde...

Já agora quando conseguir o número, partilhe... :D

Luís Costa Pires disse...

Caro Alquimista,

Sim, tem razão. Já vi o Matchpoint, aliás duas vezes, e esqueci-me completamente de o referir no post. Acho que é a Scarlet que me deixa assim.

Gosto muito do Matchpoint, mas, apesar do argumento genial, falta-lhe apenas a figura atrapalhada do Woody lá no meio. Gosto mesmo do jeito desajeitado com que ele se enrola em quase todas as cenas.

Mas obviamente que é um filme superior a Scoop.

Quanto ao número da Scarlett, desculpe o egoísmo, mas, como deve compreender, há coisas que não se partilham mesmo com ninguém ;)

Abraço