17/10/2003

Vídeo-instalação

A Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha continua a sua senda de preparar, formar e lançar profissionais (e calha bem falar do assunto, numa altura em que centenas de novos caloiros foram saudavelmente recebidos pelos veteranos). Porém, o que mais salta à vista nos alunos desta universidade é a coragem de assumir ideias e modos de comportamento diferentes, bem como a capacidade de combate para levar a cabo e concluir os seus projectos.
Precisamente, um dos mais valiosos projectos que nasceu de pessoas ligadas à ESAD foi o Art Atack, uma iniciativa da Associação local A062. Já com alguns anos de existência, esta iniciativa divulga uma série de artistas e trabalhos da chamada arte contemporânea, em áreas como o vídeo, a música e a performance.
Mesmo confessando ser um pouco leigo e, atrevo-me a dizer, desconfiado para com alguns trabalhos da arte contemporânea (onde tudo parece valer, sem qualquer critério), aplaudo as iniciativas e a força com que são levadas adiante. É que o mais importante é dar a hipótese a todos de se expressarem. Por isso, comprometo-me a ir divulgando tudo o que se for passando por aí que me pareça relevante.
E, para já, fica o conselho para visitarem, no Atelier-Museu António Duarte, nas Caldas da Rainha, até ao final do mês, as vídeo-instalações "Verdun 2003" e "Saurau", de Daniel Barroca.

Sem comentários: