04/05/2009

Viagem a Los Angeles - parte 7 - Obama, Marijuana e Tatuagens

Barrak Obama, o novo presidente norte-americano, é, mais do que um presidente. É uma estrela. Por toda a parte e bancas, jornais e revistas fazem capa com notícias sobre os seus hobbies e vida privada, sobre o seu passado e ideais, e nem mesmo a Marvel perdeu a oportunidade de colocar Obama como uma das personagens das histórias do Homem Aranha.


Até Portugal beneficia da fama de Obama: por exemplo, falando com os californianos percebe-se que Portugal é famoso no estado da Califórnia por causa de Cristiano Ronaldo, do Benfica (um fã de soccer até sabia que Rui Costa é director do clube), do café e do pão português, das laranjas nacionais (?) e... do cão de Obama, que é português.
No entanto, o excesso de mediatismo de Obama começa a incomodar os americanos, até porque às vezes o novo presidente também comete algumas gafes ou tem saídas menos felizes. Mas, enquanto o efeito novidade durar e enquanto persistir o pudor de criticar Obama, com medo de parecer racismo, o novo presidente estará seguro nas sondagens.

Marijuana Livre

Por toda a Hollywood Boulevard, por entre as estrelas com os nomes de Frank Sinatra, Steven Spielberg ou Liza Minneli, estão abertas várias “Smoke Shops”. Nelas, convictos activistas pedem a participação das pessoas na angariação de assinaturas tendo em vista a legalização da Marijuana. “Porque é que o Tabaco é legal e só faz mal à saúde, mas a Marijuana que acalma, nos deixa felizes e cura algumas doenças como o stress e a ansiedade, é proíbida? Eles não querem é que sejamos felizes, querem-nos sempre doentes para nos poderem controlar”, afirma Steve, um dos proprietários de uma das lojas, antes de se oferecer para nos fazer um cartão de fumador livre de Marijuana. Para obter o cartão bastaria dirigir-me ao fundo da loja, onde um “in local doctor” estava pronto a fazer-me uma consulta rápida e averiguar da necessidade. Assim, ficaria autorizado a fumar em qualquer parte da Califórnia, mesmo em frente a um polícia. “Tens alguns destes sintomas?”, perguntava, mostrando uma lista imensa de problemas tão comuns a toda a gente. “Bom, sinto-me um pouco cansado”, respondo, “mas é provável que seja ainda do jet lag”. “Não interessa”, retorque, “Tens um sintoma, estás dentro das condições”. E lá foi buscar o formulário para eu preencher.

Tatuagens e Cabeleiras

Ainda em Hollywood Boulevard contam-se, em pouco menos de 500 metros, três lojas que se dedicam exclusivamente a tatuagens e outras tantas à comercialização de cabeleiras postiças. E o mesmo se pode dizer em relação às clínicas de cirurgia estética, que também crescem como cogumelos, com preços inacreditavelmente baixos, numa concorrência feroz. Em Los Angeles cada um é como quer ser.
Em nenhum outro local é tão normal um homem estar tatuado até aos olhos ou uma mulher andar com uma longa cabeleira verde até ao chão. Artistas, dirão os mais conservadores com desdém.
E, apesar da fast food e do mito de que os americanos são um povo com extrema obesidade, tal não acontece na cidade dos sonhos. É claro que existem pessoas morbidamente obesas, mas a maioria dos habitantes apresentam corpos esculturais e musculados.
Exigências do estrelato.

2 comentários:

O Meu Confessionário da Alma disse...

Hummm...E então que tal a marijuana?
Podias ter dito das perucas, tinhas trazido meia duzia para a colecção, bolas, pronto tens que lá voltar, mais que não seja pelas perucas.
Obama... ainda vai dar que falar... Bom ou Mau, mistério...
Agora vou fumar um marijuana e continuar com a leitura, este já me pôs com efeitos mágicos de cogumelos...

O Meu Confessionário da Alma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.