04/05/2009

Viagem a Los Angeles - parte 2 - Hollywood

Hollywood é, provavelmente, o local mais conhecido de Los Angeles. Este bairro é o centro turístico da cidade, com os seus três ícones principais a movimentarem milhões de pessoas por ano, o famoso sinal no monte, que de início era o placar de uma agência imobiliária, mas com o tempo passou a ser a mais famosa imagem do mundo do cinema, o Kodak Theatre, espantoso complexo que reúne um fabuloso centro comercial ao ar livre e a sala de espectáculos onde são entregues os prémios da Academia, os Óscares, e o Passeio da Fama, onde as estrelas mais sonantes do cinema, TV, rádio e música têm os seus nomes imortalizados no passeio, para gáudio dos fãs que se ajoelham junto das respectivas estrelas para uma fotografia que lhes permita guardar uma recordação do local.


À noite, jovens e menos jovens de toda a cidade frequentam os seus bares e discotecas (muitas vezes chegando ao local em opulentas limusines), principalmente a comunidade asiática de Koreatown, que fica a poucas centenas de metros do local. Não sendo o local mais famoso da vida noturna da cidade, pois esse privilégio pertence a Sunset Strip e às zonas dos pontões das praias, é sem dúvida um local entusiasmante, cheio de vida e de gente bonita à espera de entrada nas discotecas da moda, no meio das passadeiras vermelhas e dos sapatos e vestidos de design.
Mas, ao contrário do que se pode pensar, apesar de ser uma zona central e de grande importância turística e comercial (encontram-se grandes lojas nas suas ruas, como as megastores da Virgin, da HM ou da GAP), Hollywood não é a zona mais apreciada pelos habitantes da cidade. Destino turístico um pouco caótico, é muitas vezes vista de lado pelos habitantes das zonas mais ricas, pois encontra-se nesta zona, principalmente em Hollywood Boulevard e Sunset Boulevard (uma enorme avenida de 35 quilómetros que cruza Los Angeles quase de um lado ao outro, também apelidada de “Boulevard of Broken Dreams” pelos mais pessimistas), um sem número de artistas de variedades, como cantores oferecendo os seus últimos CDs aos transeuntes, na esperança de conhecerem um agente ou produtor, malabaristas, dançarinos e actores mascarados dos maiores ícones do cinema e da ficção.

Em nenhum outro local se podem encontrar Homer Simpson a conversar com o Super-Homem no passeio ou Darth Vader a andar lado a lado com o Capitão Jack Sparrow, enquanto, ao lado, um guitarrista interpreta temas do seu último álbum e, mais à frente, um Michael Jackson “wannabe” mostra a sua destreza imitando os movimentos do rei da Pop. E, claro, quem quiser uma fotografia ao lado de tais vedetas, poderá tirá-las facilmente, a troco de uma pequena “tip”, pois são as gorjetas que mantém vivos estes actores desempregados em busca de uma primeira oportunidade no mundo do cinema.

Sem comentários: