31/10/2006

Finalmente, o ambiente

Após anos de luta e de avisos, os ambientalistas começam finalmente a ver as suas palavras ganharem importância. Parece que finalmente os economistas e os políticos estão a tomar consciência da degradação do meio ambiente e dos perigos que esta traz ao planeta.

Mas, ironicamente, foi necessário que um economista inglês viesse a público explicar que as alterações climáticas provocadas pelo excesso de CO2 no ar vão provocar uma quebra de cerca de 20 por cento no PIB mundial para que se começasse a levar a sério este flagelo.

Agora sim, os Governos mundiais vão agir. E para tal, é necessário canalizar para a prevenção ambiental "apenas" 1 por cento do PIB de cada País.

Obviamente que tal não vai ser fácil, ainda mais numa altura em que tanto se fala na Europa de convergência financeira e do pacto de estabilidade económica, que obriga a uma contenção económica grande. Mas espero apenas que os economistas e os governantes percebam da importância desta medida.

Até porque, além da quebra prevista do PIB mundial, não me parece que os pulmões do homem estejam a preparar-se para receber dióxido de carbono em vez de oxigénio.

Sem comentários: