23/01/2008

Lição a aprender

A Greve dos Argumentistas, que dura há mais de dois meses, continua. Todos os talk shows, séries e programas sofrem as suas consequências. Os Globos de Ouro viram o seu espectáculo glamoroso reduzido a uma conferência de imprensa. E, se nada mudar, pelo mesmo caminho vão os Óscares da Academia.

Os membros dos vários sindicatos portugueses têm muito a aprender com tudo isto. Talvez, se forem sérios, comecem a perceber a diferença entre greves e protestos inconsequentes e que acontecem por dá cá aquela palha, a manifestações poderosas e capazes de alterar o rumo das coisas. O Writer's Guild, porque não se preocupa em andar sempre a fazer oposição aos governos para promoção dos seus líderes, é uma organização poderosa e estruturada, capaz de contar com a solidariedade total dos seus membros e de ter força económica suficiente para ir aguentando uma situação difícil.

Aprendam. Não é assim tão difícil. Basta um pouco mais de seriedade, menos pontes, menos fins de semana prolongados de greve e menos preguiça para o trabalho.

Só Deus gosta de sangue

Li com preocupação uma notícia no Diário de Notícias, onde se dava conta dos mais recentes ataques feitos pelos grupos de pressão ao "candidato a candidato" democrata Barrack Obama, nos Estados Unidos.

Ler o resto do post...

20/01/2008

Um novo grupo de amigos

Não sei bem o que pensar da nova Lei do Tabaco. Por um lado, concordo, claro, com o princípio de que, quem não fuma, não tem obrigação de ingerir o fumo que há nos recintos públicos. Por outro, farto-me de rir com a incoerência da lei, com a forma como ela está mal estruturada, com as confusões que levanta nos vários estabelecimentos e com a forma como alguns tentam "contorná-la".

Ler o resto do post...

Um dia importante para o mundo

Terça-feira, dia 5 de Fevereiro, vai ser um dia importante para o mundo, mesmo que a maior parte das pessoas nem sequer ligue aos seus acontecimentos. No entanto acredito que a eleição para a presidência dos Estados Unidos, que já começou com as eleições para os candidatos dos dois maiores partidos, é um momento de viragem do mundo.


Ler o resto do post...

17/01/2008

Voando sobre o fado

Já aqui falei algumas vezes da minha amiga Deolinda Bernardo, ou Deo, como a partir de agora vai ser conhecida dos amantes da música.

Depois de alguns projectos, entre os quais destaco a participação no disco "Fado virado a nascente", do Rão Kiao, a Deo está agora a lançar o seu primeiro CD a solo, chamado "Voando sobre o fado", com vários temas dos Madredeus interpretados por ela, em formato de fado.O próprio Pedro Ayres de Magalhães ouviu os temas e aprovou, o que demonstra já a qualidade do trabalho.

Ler o resto do post...

03/01/2008

Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

Tive a honra de ser convidado pelo Instituto Politécnico de Leiria para participar no II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa que esta entidade vai organizar nos dias 24 e 25 de Janeiro, onde faço parte de um painel onde estão também alguns dos nomes grandes da literatura da nossa língua, de todos os países de expressão portuguesa.

Ler o resto do post...

Ano novo

Pronto. Depois de uma gripe teimosa e dos habituais festejos de Natal e Ano Novo, está outra vez na altura de actualizar o blogue.

Desejo, como é óbvio, tudo de bom para os seus visitantes. Que em 2008 tenham coragem, força e lucidez. Porque, de facto, é apenas isso que é necessário. Com esses ingredientes, tudo o resto aparece.