30/07/2004

Os incêndios

Continuo chocado e sem perceber como é possível que, ano após ano, aconteçam calamidades como a vaga de incêndios no nosso País. Quais são afinal as causas de todos estes incêndios? Falta de atenção das pessoas? Fogo posto? Mera subida do calor? Ou, como diz o Correio da Manhã hoje, falta de planeamento e de criação de planos de acção para a prevenção dos incêndios?
É muito complicado para mim perceber toda esta situação, ainda mais quando fico completamente arrasado com as imagens que nos chegam pela televisão dia após dia, do sofrimento das pessoas, dos bens perdidos, das vidas destruídas.
Lembro-me, como já tive oportunidade de referir em algumas crónicas que escrevi, que, quando em 2002, participei na Gala Nacional dos Bombeiros Voluntários com um poema escrito especificamente para a ocasião, os avisos eram muitos, as promessas de criação de planos de prevenção e aumento de fundos governamentais para o combate a este flagelo também.
No entanto, todos nos lembramos da desgraça que aconteceu no ano anterior. Neste, caminhamos para uma equivalente. Será que não há maneira de se traçar um plano realmente efectivo para, pelo menos, diminuir o problema?
Já agora, convido-os a lerem a crónica que escrevi no dia 6 de Agosto de 2003 sobre o tema, e que, infelizmente, continua a ser terrivelmente actual.

Sem comentários: