09/12/2009

Pequena entrevista a Bruno Simões

Uma das alegrias que tive nos últimos anos foi a hipótese de conhecer e trabalhar com o Bruno Simões, um excelente artista 3D que tem estado a trabalhar, em Londres, nos efeitos especiais de vários dos filmes que todos vemos no cinema, entre os quais os últimos da saga do Harry Potter e Crónicas de Narnia.

Temos vários projectos em comum, entre eles uma média-metragem de animação chamada "Abril", que já está num estado de projecto muito avançado e com alguns nomes de peso confirmados no elenco, e outro que, apesar de ainda não poder revelar, me encherá de orgulho daqui a alguns meses.

De qualquer forma, serve esta pequena introdução para explicar que lhe fiz uma pequenina entrevista para um jornal com o qual colaboro, entrevista essa que passo a transcrever.

O cinema é uma paixão de sempre? E dentro do cinema, quando e como te envolveste com a área da animação?
Sim, sempre gostei muito de cinema, mas foi só já depois de miúdo que comecei a pensar nele como uma área onde poderia vir a trabalhar. O facto de o cinema em Portugal ser uma indústria tão pequena faz com que seja visto como uma opção de carreira algo irrealista e demasiado sonhadora. O meu contacto com a animação ocorreu durante a universidade na ESAD das Caldas da Rainha, onde me licenciei em Design Multimédia.

Como iniciaste o teu percurso profissional em Londres?
O contacto com a animação aguçou-me o apetite e fez com que decidisse aprofundar os estudos, o que me levou até a Barcelona para fazer um mestrado em Cinema de Animação. Acabado este mestrado, resolvi mudar-me para Londres, já que é lá que se encontra a maior indústria de animação e efeitos visuais da Europa.

Trabalhas como artista 3D nos filmes da saga do Harry Potter. Como te sentes quando vês o sucesso mundial desses filmes? E como é trabalhar num projecto tão grande?
Comecei a trabalhar na saga do Harry Potter já no quinto filme, por isso o seu sucesso já não era surpresa nenhuma. Confesso que não era um fã, mas depois de trabalhar nos filmes percebi o culto e a importância que estes filmes têm para toda uma geração que cresceu com os livros e os filmes, e passei a admirá-los de uma forma diferente. Quanto a trabalhar num projecto tão grande, e devido a ter tido a sorte de começar logo por aqui, e de já ter trabalhado em 4 filmes da saga, a verdade é que ainda não sei como é trabalhar num projecto mais pequeno!

Tens em desenvolvimento um projecto em Portugal chamado "Abril". Em que consiste e em que fase está?
"Abril" é um projecto para uma curta-metragem de animação passada em Lisboa nos dias que antecedem a revolução de 1974, e que conta a história de um pequeno rapaz chamado João, que se viu obrigado a ficar sozinho durante os últimos dias da revolução. Neste momento, o projecto encontra-se em fase de pré-produção, conceitos de arte e testes de animação, e passará brevemente à fase de busca de financiamento.

O que pensas do cinema português?
Não conheço o cinema português tão bem como gostaria, daí ser-me difícil falar, mas para uma indústria tão pequena, é bom ver as excepções pontuais de elevada qualidade que vão surgindo pontualmente.

Sem comentários: