11/03/2004

Atentado em Madrid

Horrorosas, as imagens do atentado terrorista em Madrid. Imagens repetidas ao longo da humanidade. Sangue, destruição, mortes. O Homem não aprende.
Atocha é uma das estações mais belas do mundo. Lembro-me de como fiquei fascinado quando, anos atrás, tive a oportunidade de observar a sua grandiosidade e a sua "floresta" interior. Mas, mais do que um local belo, é onde milhares de pessoas diariamente passam, de forma inocente, preocupadas com os seus problemas, longe dos pensamentos odiosos dos terroristas, lone de pensar que as frustrações e impotências poderão ceifar as suas vidas ou destrui-las para sempre num repente.
Lutar pela liberdade ou pela paz através da guerra é o mesmo que acender um fósforo numa floresta para apagar um fogo. O ódio só gera mais ódio.
Não sei se estou a fazer sentido. Estou demasiado chocado. E o pior é que não consigo abandonar a ideia de que o atentado terrorista de Madrid tem uma mão muçulmana e nada tem a ver com a ETA. Depois do 11 de Setembro em Nova Iorque, o 11 de Março em Madrid, graças ao apoio de Aznar ao ataque americano ao Iraque.
Quem sabe o que se segue. Que outra cidade aliada poderá ser alvo de um atentado? Como garantirá o Governo português a segurança do País durante o Rock In Rio ou o Euro 2004?

Sem comentários: