30/05/2005

Aos que se importam

“Porque os outros se mascaram mas tu não / Porque os outros usam a virtude / Para comprar o que não tem perdão. / Porque os outros têm medo mas tu não. / Porque os outros são os túmulos caiados / Onde germina calada a podridão. / Porque os outros se calam mas tu não. (…)”

Sophia de Mello Breyner Andresen


É pena que as novas gerações, principalmente fora das grandes cidades, raramente se interessem pelas coisas relacionadas com a política, os problemas sociais e eventos culturais. Parece-me importante que se perceba que todos temos uma voz e a possibilidade de falar e expor as nossas ideias, esse direito tão importante ganho graças ao 25 de Abril que há bem pouco festejámos. É fundamental tentar perceber o que se passa, pensar e, se possível, arranjar soluções para os problemas. Nem que seja para conviver num plano um pouco diferente da mera cortesia, da mera conversa de circunstância e do tempo que vai fazer amanhã, do odioso reality show ou do filme que passou no dia anterior. Parece-me importante não seguir cegamente as modas e as trends. É fundamental ter-se a capacidade e a coragem de decidir rumos e enfrentar obstáculos, de ter sonhos e assumi-los como objectivos, de nunca preferir a fuga, mesmo que a derrota seja uma possibilidade.
Está visto que era importante para o mundo existirem mais pessoas que se preocupam. Que percebem que o mundo não é apenas o seu umbigo e que a única forma de melhorar a sua própria vida é também melhorando o que os rodeia; porque não vivemos sozinhos, porque não existimos num vácuo, porque cada acção tem um efeito. Porque a nossa felicidade depende também da dos outros.

Sem comentários: