20/06/2010

Duarte Pio, Cavaco, Saramago e o Mister Bean

Duarte Pio e Cavaco Silva mostraram ambos claramente, na sequência do falecimento do único Prémio Nobel da Literatura português, a razão pela qual Portugal é hoje um País triste, pobre de corpo e mente, sem moral e sem educação.

O Presidente da República faltou ao último adeus a Saramago. Aparentemente temos um presidente que não é grande sequer o suficiente para esquecer questões pessoais e homenagear um dos maiores baluartes da cultura portuguesa de todos os tempos. Excelente exemplo, “senhor” Presidente. Terá toda a moral do mundo para qualquer discurso que fizer de agora em diante.

Quanto ao pseudo-rei de Portugal, este teve, segundo o tvi24.pt, o desplante de, nesta hora, acusar Saramago de ser inimigo de Portugal. Ora, que eu saiba, fez mais por Portugal um só romance ou crónica de Saramago, traduzidos por todo o mundo, do que fez este senhor em toda a sua vida, sendo rei ou não. Aliás, o único bom contributo que Duarte Pior tem dado a este nosso pobre País é o de mostrar que, por muito maus que sejam os nossos governantes, estaríamos ainda pior se houvesse uma monarquia em Portugal.

E, mesmo não tendo sido um filme brilhante, até Hollywood se rendeu ao talento de Saramago, com “Blindness”, realizado por um dos maiores directores da actualidade. Como piada, consigo imaginar apenas o que na vida de Duarte Pio poderia inspirar um filme.

Talvez uma nova aventura de Mister Bean.

2 comentários:

O Meu Confessionário da Alma disse...

Nunca li Saramago, penso eu... se li, foi coisa pouca, que de tão pouco nem me recordo, como dizes tu e com razão, se bem que não te dou sempre, por vezes temos que esquecer os nossos gostos e avaliar a obra em si e dar crétido ao mérito.

Isto, deixa-me também com alguns receios, sabes, dizendo palavrão, porra se não se valorizam estes trabalhos, um prémio Nobel, é coisa que se ganha quantas vezes??? Um prémio Nobel onde vem referido um escritor, onde vem a raça portuguesa (e mesmo nao sendo conpatriota) há alturas que temos que dizer algo, pelo menos um obrigado por fazer algo pela cultura que algumas más gestões politicas fazem-na perder sem o minimo consenso. Imagino que a ti te deva magoar o desvalor que se dá.
Lamento, apesar de não me dizer nada o senhor Saramago, reconheço-o como um dos que levou obra~aos cantos do planeta...
...:-( )
Poderiamos nós ir mais longe com a capacidade politica, economica, social sem esta hipermetropia de visão???
Que sejam miopes os que administriam então...

Beijo

Dunyazade disse...

Olá;

o que vou escrever não tem nada a ver com o teu post.

Estranho um pouco não colocares no teu blog nada relacionado com a astrologia...

****