Após o empate do Benfica contra o Moreirense, a jornalista da TVI (creio eu), diz, com grande cara de pau, "O Benfica empatou, mas o mais importante é o que se passa ali atrás, o fogo de artifício das comemorações do centenário".
Se eu não fosse bem educado, e irritado como estou com as recentes exibições do Benfica e com este comentário idiota da jornalista, conseguiria lembrar-me de uma mão cheia de formas para se usar aquele fogo de artifício de forma mais adequada.
29/02/2004
Comentário idiota
Publicada por Luís Costa Pires à(s) 23:19 0 comentários
Lili Caneças e Herman
À espera dos óscares, passo novamente os olhos pela SIC. Retiro o que escrevi há pouco. Afinal, o Herman SIC ainda é um grande programa. Delicio-me a ouvir o relato pormenorizado das brincadeiras que Lili Caneças tem com o seu neto debaixo da mesa, onde imitam gatinhos, e a forma como, no meio de uma brincadeira, caiu de costas e, apesar de ser uma pessoa optimista e que tem imensa experiência a esquiar na neve, pensou que ia morrer.
E, quando pensava que o programa não podia melhorar mais, entra a Ágata, pronta para cantar uma música.
Refaço o provérbio: Em terra de cegos, quem sabe braile é rei.
Publicada por Luís Costa Pires à(s) 23:15 0 comentários
A desilusão de Herman
O brilhante Herman José da minha infância a adolescência já não existe. Agora parece apenas um cómico barato, que se rodeia de bailarinas nuas, se veste de mulher ou faz os seus colegas vestirem-se dessa forma, que apenas diz piadas sobre sexo, como se não existisse outro tema, que não tem poder de crítica social e que já não tem coragem de se assumir como um contra-poder, de assumir o humor como um eco das injustiças e dos abusos.
Agora, parece apenas um novo rico que se passeia num carro luxuoso, que se gaba de ter relógios de marca, de saber cozinhar pratos franceses e de se dar com a nata do jet ser. Herman José já não denuncia a podridão que existe no País, agora apenas convida para o seu programa os amigos de festas e férias ou, então, pobres criaturas que sofrem de problemas mentais e, por isso, adoptam posturas diferentes do normal na vida, ou charlatões. Já não provoca os mais poderosos, como qualquer líder de opinião, como qualquer corajoso artista. Agora, apenas provoca os que são mais fracos.
Ainda por cima, uma notícia de jornal deu conta de que foi capaz de dizer o pior possível de Carlos Cruz no seu depoimento, ao ponto de referir que o aprisionado apresentador é um péssimo profissional e que nunca se deu bem com ele. No entanto, ainda está na memória de todos aquele abraço que lhe deu e as lágrimas que derramou, ainda há pouco tempo, quando o convidou para o seu programa.
Sinto uma pena imensa por ver um ídolo de infância cair desta maneira. Ao vender-se desta maneira às aparências num país tão pequeno como Portugal, Herman José provou que é mesmo verdade que, em terra de cegos, quem tem olho é rei.
Publicada por Luís Costa Pires à(s) 22:59 0 comentários
25/02/2004
Sou fã
Vejo o Porto - Manchester e, ainda sem acabar o jogo, decido declarar já que sou fã deste jovem brasileiro chamado Carlos Alberto, que se estreou hoje na equipa de Mourinho, dos seus dribles, da velocidade, da sua coragem.
Não sei como é que o Porto encontra sempre jogadores destes no Brasil, enquanto o Benfica só vai buscar jogadores sem classe e sem profissionalismo. Enfim... são jogadores destes que fazem do futebol uma maravilha.
Publicada por Luís Costa Pires à(s) 21:06 0 comentários
23/02/2004
Onde arranjo um emprego destes?
Vejo, durante os anúncios da televisão, que a revista "Telenovelas" vai oferecer aos seus leitores um guia sobre as melhores 45 posições para se fazer sexo. Um kama sutra resumido, portanto. No entanto, o que me chama a atenção é o que diz a locutora: "posições testadas e garantidas". Testadas por quem? Contrataram alguém para isso?
Para onde envio o meu currículo para arranjar um emprego destes?
Publicada por Luís Costa Pires à(s) 22:29 0 comentários
17/02/2004
Estranha forma de vida
Numa loja de roupa, um letreiro orgulho: "O Meu Sonho". Realizado, cumprido, de pé.
Mais abaixo, na vitrine, ao lado do cartaz a dizer "Saldos", outro que diz "Trespassa-se".
Que mundo cruel este, que nos obriga até a trespassar os sonhos.
Publicada por Luís Costa Pires à(s) 19:56 0 comentários
15/02/2004
Depressa de mais
Não sei que idade tem Pedro Santana Lopes. Mas acho que está a ser muito apressado ao mostrar-se disponível para ser Presidente da República. É que, com a sede de cargos que o autarca tem demonstrado ao longo da sua vida, é melhor começar a poupar. Já não existem muitos que ainda não tenha ocupado e, claro, de Presidente da República, não irá a seguir descer para Ministro nem para Primeiro-Ministro.
Tenha calma, Dr. Pedro Santana Lopes. Deixe passar mais uns aninhos antes de se candidatar. Repare: o que vai fazer a seguir? Reformar-se antes do tempo? Ou tentar instaurar outra vez a monarquia e convencer Portugal que é descendente do D. Afonso Henriques?
Publicada por Luís Costa Pires à(s) 22:54 0 comentários
Finalmente...
Finalmente um clássico sem expulsões e sem casos de maior. Finalmente um bom jogo de futebol entre duas equipas lutadoras e dedicadas, num estádio belo e cheio de adeptos fervorosos. Finalmente um Benfica a jogar bem num jogo de grande pressão e um Simão a conseguir mostrar o seu real valor. Finalmente uma demonstração de fair-play nas declarações dos intervenientes no final do jogo.
É tão raro um momento assim no futebol português que, mesmo apesar do meu Benfica não ter ganho, só consigo escrever isto: Finalmente!
Publicada por Luís Costa Pires à(s) 22:50 0 comentários
10/02/2004
É preciso lata...
Numa rara entrevista dada à televisão, George Bush explica que é um presidente de olhos postos na guerra, assegura os americanos de que, mais cedo ou mais tarde, as armas de destruição em massa serão encontradas no Iraque e acrescenta que Saddam tinha que ser capturado de qualquer forma, porque não se pode confiar num louco. Neste último ponto, o presidente americano tem razão.
Mas então, se está consciente disso, por que razão é que ainda pede às pessoas para confiarem nele?
Publicada por Luís Costa Pires à(s) 15:03 0 comentários
05/02/2004
Nova vizinhança
Após alguns dias atarefados com uma mudança de residência, volto a sentar-me ao computador. Dos últimos dias ficam algumas certezas: que armazenamos muito mais lixo nas nossas casas do que pensamos e que se sente sempre um pequeno vazio quando estamos numa nova casa, mesmo que seja melhor, pois as memórias acompanham-nos sempre.
Como curiosidade, quando saio à rua, reparo bem no que me rodeia agora, nos novos espaços que me irão ser familiares de agora em diante. Só cafés consigo avistar quatro. Haverá aqui tantos amantes do escuro líquido?
Publicada por Luís Costa Pires à(s) 20:37 0 comentários
Comentários anónimos
Já se sabe que colocar um sistema de comentários no blog é arriscado. Não porque haja medo de ser criticado ou de ver opiniões contrárias à nossa, mas porque há pessoas mal educadas e ordinárias que, ainda por cima, não têm a classe suficiente para fazerem as suas afirmações directamente e sem se esconderem.
Esses comentários anónimos e ofensivos serão sempre apagados deste blog. Comentários identificados e construtivos, ainda que contra as opiniões do autor do mesmo, esses serão sempre mantidos e estimados.
Publicada por Luís Costa Pires à(s) 15:42 0 comentários