23/01/2008

Lição a aprender

A Greve dos Argumentistas, que dura há mais de dois meses, continua. Todos os talk shows, séries e programas sofrem as suas consequências. Os Globos de Ouro viram o seu espectáculo glamoroso reduzido a uma conferência de imprensa. E, se nada mudar, pelo mesmo caminho vão os Óscares da Academia.

Os membros dos vários sindicatos portugueses têm muito a aprender com tudo isto. Talvez, se forem sérios, comecem a perceber a diferença entre greves e protestos inconsequentes e que acontecem por dá cá aquela palha, a manifestações poderosas e capazes de alterar o rumo das coisas. O Writer's Guild, porque não se preocupa em andar sempre a fazer oposição aos governos para promoção dos seus líderes, é uma organização poderosa e estruturada, capaz de contar com a solidariedade total dos seus membros e de ter força económica suficiente para ir aguentando uma situação difícil.

Aprendam. Não é assim tão difícil. Basta um pouco mais de seriedade, menos pontes, menos fins de semana prolongados de greve e menos preguiça para o trabalho.

Sem comentários: